sábado, 12 de setembro de 2015

BENDITA ESPERANÇA E GRAÇA.




Esperei confiantemente pelo SENHOR; Ele Se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma Rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.” Salmos 40:1-3.
INTRODUÇÃO
A esperança é uma das maiores virtudes que Deus nos concede. Esperamos não em homens, não em políticos, não em patrões. Esperamos em Deus! E Deus nunca falha, nunca desiste, nunca frustra esperanças. Confie em Deus! A esperança é fruto da fé, pois se esperamos em Deus, é porque cremos nEle, em Sua Palavra, em Suas promessas. A esperança dos filhos de Deus é tão real e notória, que cada um deles tem muitas bênçãos para contar e testemunhar da fidelidade de Deus, nosso Pai amoroso, maravilhoso! Portanto, vale a pena buscar alicerçar e fortalecer a nossa esperança em Deus. Não podemos caminhar de qualquer jeito, tipo “do jeito que vai, vai…” Não é assim que Deus quer, não é assim que Ele age, não pode ser assim o andar dos filhos de Deus. Busquemos fortalecer a nossa fé, a nossa convicção em Deus, a nossa esperança! Façamos o que for necessário para alcançarmos isso.
EXPLICAÇÃO
As dúvidas e receios sobre o agir de Deus formam um lamaçal horrível, e que tem sido pisado por muitos filhos amados de Deus. Há poder e graça suficiente em Deus para ajudar aos fracos e, ainda que indignos, mas que confiam nEle. O salmista esperou pacientemente, e continuou acreditando, esperando e orando, semelhantemente a Cristo e Sua agonia no Jardim e na Cruz. Mas os que esperam pacientemente em Deus, não esperam em vão. Aqueles que estão em um estado de tristeza e agonia, pela graça de Deus são tirados do poço do desespero, e são colocados em Cristo, que é a única Rocha em que a nossa alma pode estar, onde Deus nos dá esperança firme, e vivemos uma caminhada firme e constante. (Matthew Henry).
Começamos a estudar esse texto dia 15.07.12 com a primeira mensagem dessa série, ESPERA EM DEUS, onde destacamos que nós, os filhos de Deus, precisamos saber ESPERAR; mas ESPERAR CONFIANTEMENTE; ESPERAR CONFIANTEMENTE PELO SENHOR. A esperança exige aprendizado. Não se espera em Deus de qualquer jeito, é necessário aprendemos a esperar em Deus!
Na segunda mensagem (29.07.12), O AGIR DE DEUS, destacamos o agir de Deus na vida daquele que nEle espera: Deus ouve nossas orações, as atende conforme o Seu propósito, nos tirando do lamaçal e colocando nossos pés sobre a Rocha que é Cristo. Ele também enche os nossos corações de louvor, onde havia tristeza agora há júbilo e alegria nEle.
ARGUMENTAÇÃO
Hoje terminaremos essa série falando acerca de alguns efeitos da esperança no convívio dos filhos de Deus. Quem espera em Deus exibe um tipo de vida que contagia, influencia e transforma. Essa é uma obra de Deus, então poderíamos perguntar: o que Deus faz através da vida desse Seu povo, que vive a vida cheia de esperança? R.: Ele transmite Sua graça através dessas vidas preciosas. A pergunta seguinte é: COMO Ele faz isso? Qual é o método que Deus usa para transmitir graça através da vida do povo que foi tirado de tantos lamaçais e colocado sobre a Rocha?
“muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.” Salmos 40:3b.
1 – ESSE POVO É NOTADO
“muitos verão essas coisas” Sl 40:3b.

Nós fomos chamados para fazer diferença. É assim que a Palavra fala de nós como “sal da Terra” e “luz do mundo”. Somos o povo que Deus usa, o povo que Ele comprou com o Seu Sangue para fazer uma grandiosa obra no mundo em que vivemos. E o Salmo está dizendo que “muitos verão essas coisas”. Note que não são poucos, mas “muitos verão essas coisas”. Que coisas? A obra que Deus fez em nossas vidas. Nossa vida é a vitrine de Cristo, é através da esperança que reside em nós, e da obra que Deus faz, que o nome dEle é conhecido e exaltado. A sua vida é assim? O que as pessoas falam de você? O que elas pensam? Devemos viver de tal modo que o nome de Cristo seja visto em nossas vidas. Vivamos essa esperança que Deus fará a Sua obra, e nos usará através de nosso testemunho, vivido e falado.
Caminhamos no temor do senhor: O QUE É O TEMOR DO SENHOR?
Muitos pensam que temer a Deus se resume em sentir medo de Deus. Eu diria que “não só”, mas “também”. Mais que medo, o temor de Deus é um respeito santo que temos por Ele, que nos é dado por Ele mesmo, e que nos leva a obedecê-Lo, amá-Lo, honrá-Lo com nossas vidas, seja em palavras, pensamentos e ações.
A Bíblia nos fala muito acerca do temor de Deus.
•    O temor do Senhor nos leva a viver sabiamente. “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Provérbios 1:7.
•    O temor do Senhor é aprendido através do conhecimento da Bíblia. “Vinde, filhos, e escutai-Me; Eu vos ensinarei o temor do SENHOR.” Salmos 34:11.
•    O temor do Senhor é o modo de caminhar que agrada a Deus. A Igreja que anda no temor de Deus, cresce! “A Igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.” Atos 9:31.  Finalizando ,Que o senhor nos conceda graças.......amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário